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Letramento digital: habilidade essencial para o século XXI 

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Integrar a tecnologia ao currículo escolar vai além do uso técnico de ferramentas digitais; é preciso saber utilizá-las de forma crítica, segura, ética e responsável 

O letramento digital é uma competência essencial para o século XXI, uma vez que o uso de recursos digitais está cada vez mais presente na vida das pessoas. O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de uso diário da internet, segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Considerando apenas as crianças e os adolescentes, 93% dos brasileiros entre 9 e 17 anos acessam a rede mundial de computadores, de acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, do Comitê Gestor da Internet no Brasil. 

Esses dados evidenciam a necessidade de saber usar as ferramentas digitais de forma autônoma, segura, ética e responsável, preparando os jovens para exercerem a cidadania digital em sua plenitude. E, nesse contexto, as escolas têm um papel fundamental. Neste post, vamos explorar o que é letramento digital, sua importância, benefícios e como desenvolvê-lo de forma eficiente no ambiente escolar. 

O que é o letramento digital 

O conceito de letramento está ligado à capacidade de ler, escrever, compreender e aplicar os conhecimentos resultantes dessas ações no cotidiano. Assim, o letramento digital consiste em saber utilizar essas mesmas práticas no ambiente digital, indo além do simples uso de dispositivos eletrônicos. 

O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) define que o letramento digital “se refere aos multiletramentos ou modos de ler e escrever e interpretar informações, códigos e sinais, verbais e não verbais, com o uso do computador e demais dispositivos digitais. Aborda o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas ao uso dos recursos digitais com proficiência, bem como as práticas socioculturais e os sentidos e reflexões sobre a humanidade e o uso de tecnologia”. 

Trata-se da habilidade de dominar as ferramentas digitais de maneira autônoma, crítica e eficaz, possibilitando que os usuários possam consumir, produzir e compartilhar informações de forma ética, segura e responsável. Essa competência abrange diversos aspectos, como identificar fake news, proteger dados pessoais e entender o funcionamento dos algoritmos das redes sociais. 

O letramento digital também contribui para o desenvolvimento de habilidades como pensamento analítico, resolução de problemas e criatividade, preparando as novas gerações para um mercado de trabalho cada vez mais tecnológico e em constante transformação. 

Importância do letramento digital 

Nas últimas décadas, as tecnologias digitais têm transformado a maneira como as pessoas trabalham, se comunicam, divertem-se, estudam e aprendem. De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, sobre os desafios do mercado de trabalho e da expansão digital, 65% das crianças que hoje estão no ensino fundamental terão empregos em áreas que ainda não existem e que tendem a usar habilidades voltadas a tecnologia. 

Outro levantamento do Fórum Econômico Mundial consolidado no relatório The Future of Jobs 2025 (O Futuro dos Empregos) apontou as 10 habilidades com maior potencial de crescimento nos próximos anos. As três primeiras se referem a habilidades digitais: saber lidar com inteligência artificial e big data; redes; e segurança cibernética

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dispõe sobre as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo da Educação Básica, também reconhece a importância do letramento digital, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais. A competência geral 5 enuncia:  

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”  

Assim, cabe às escolas trabalharem o bom uso da tecnologia aliada ao pensamento crítico para o consumo, o compartilhamento e a produção de conteúdo e informação de forma ética, eficaz e segura. Isso inclui, por exemplo, abordar conceitos relacionados à segurança digital, checagem de informações, identificação de fake news e cyberbullying. 

Benefícios do letramento digital 

Ao dominar ferramentas e práticas tecnológicas na perspectiva do letramento digital, os alunos ganham habilidades que vão além do simples uso de dispositivos, adquirindo competências para transitar com segurança e responsabilidade no mundo digital. Entre os ganhos do letramento digital também estão: 

  • Maior protagonismo, participando de forma ativa e autônoma do ambiente digital e entendendo seu funcionamento, suas possibilidades e os impactos sociais do uso da tecnologia. 
  • Habilidade de resolver problemas e criar soluções utilizando a lógica e os princípios da computação. 
  • Conscientização sobre riscos, para proteger dados, evitar golpes e agir com segurança na internet. 
  • Melhora do senso crítico, ao poder avaliar a credibilidade de informações online e saber identificar fontes confiáveis e fake news. 
  • Desenvolvimento de habilidades cognitivas, trabalhando o raciocínio lógico, a análise crítica e a busca de solução para os problemas, contribuindo para a aprendizagem.  
  • Maior acesso ao conhecimento, ao proporcionar ferramentas digitais que ampliam as possibilidades de pesquisa e aprendizado. 
  • Preparação para o mundo profissional, ao capacitar para o uso eficaz e consciente da tecnologia. 

Tipos de letramento digital 

O letramento digital pode ter focos específicos, como a busca por informações até a criação de conteúdo e a interação nas redes. Conheça os principais: 

  1. Informativo. Envolve a habilidade de pesquisar e avaliar a veracidade das informações, verificando fontes e identificando fake news. 
  1. Criação de conteúdo. Permite transmitir ideias de maneira criativa e responsável.  
  1. Comunicação. Saber compartilhar e comunicar informações de forma ética nas plataformas digitais. Envolve entender como usar as redes sociais, e-mails e outras ferramentas de comunicação, se adequando a cada contexto. 
  1. Social. Focado na compreensão das dinâmicas em sociedade e nas interações online. Inclui também o entendimento sobre o avanço das tecnologias digitais na sociedade e o seu impacto na vida das pessoas. 
  1. Tecnológico. Capacidade de utilizar diferentes recursos tecnológicos. Inclui desde aprender a usar novos softwares e aplicativos até entender o funcionamento de sistemas e dispositivos.  
  1. Segurança. Diz respeito à privacidade, proteção de dados e comportamento seguro na internet, a fim de evitar cyberbullying, assédio online e golpes financeiros.  

Qual é a diferença entre letramento e alfabetização digital? 

O letramento digital e a alfabetização digital são usados, muitas vezes, como sinônimos, mas esses conceitos possuem diferenças importantes

A alfabetização digital refere-se ao aprendizado técnico do uso de recursos tecnológicos, como manusear dispositivos, navegar na internet e utilizar aplicativos. Já o letramento digital inclui o seu impacto social e vai além: envolve a compreensão crítica e ética das tecnologias digitais, permitindo que os estudantes naveguem com segurança pela internet, interpretem informações corretamente e participem ativamente do ambiente digital. 

Desafios na integração do letramento digital 

Apesar de sua importância, o letramento digital ainda enfrenta alguns desafios para sua implementação. De acordo com o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), "o acesso aos ambientes digitais e às suas práticas não é uniforme em todos os lugares, para todas as pessoas. Existem diferentes níveis de inserção de indivíduos e comunidades, dependendo de um complexo conjunto de políticas de infraestrutura, investimentos elevados e políticas de educação, informação e cultura”. Entre esses desafios estão: 

Desigualdade de acesso 

Muitas escolas, principalmente as localizadas em regiões menos favorecidas, não possuem os equipamentos necessários e acesso à internet de qualidade, para um aprendizado digital eficaz. Para contornar esse déficit, alguns caminhos são programas governamentais e parcerias com instituições privadas. 

Atualização constante 

A tecnologia evolui em um ritmo acelerado. Uma ferramenta pode se tornar obsoleta em pouco tempo, exigindo que educadores e escolas estejam sempre em busca de novas metodologias e recursos para garantir um ensino digital relevante e atualizado. 

Capacitação contínua 

A formação contínua de professores e funcionários é essencial. Isso garante que todos compreendam a importância da prática e saibam aplicá-la de maneira adequada. A capacitação constante sobre as ferramentas digitais e o uso da internet é fundamental para incluir o letramento digital de forma consistente no ambiente escolar. 

Como desenvolver o letramento digital nas escolas?  

Para desenvolver o letramento digital, as escolas precisam ter uma proposta ampla, que integre não apenas o eixo de cultura digital, que inclui cidadania digital e os avanços das tecnologias de comunicação e informação, mas também o pensamento computacional (capacidade de resolver problemas a partir de conhecimentos e práticas da computação) e o eixo da tecnologia digital (conhecimentos relacionados a como funcionam os computadores e suas tecnologias). Algumas ações nesse sentido são: 

  • Inclusão de tecnologia desde os anos iniciais: a BNCC prevê que a cultura digital, a tecnologia digital e o pensamento computacional sejam trabalhados desde os anos iniciais. Um passo importante para isso veio com a BNCC Computação, regulamentada em 2022, que estabelece as habilidades e competências que devem ser ensinadas.  
  • Integração ao currículo escolar: analisar as habilidades digitais presentes na Base e identificar as oportunidades de integração com as habilidades das áreas de conhecimento. Por exemplo, a habilidade de criar algoritmos pode ser incorporada às aulas de matemática, assim como as habilidades de cultura digital podem ser integradas às disciplinas de ciências humanas ou linguagens. 
  • Capacitação dos professores: o referencial Saberes Digitais Docentes, do Ministério da Educação (MEC), destaca a importância de articular a tecnologia a conteúdos, competências e habilidades curriculares com intencionalidade pedagógica. Para isso, é essencial a capacitação constante dos docentes, por meio de cursos e workshops, por exemplo. 
  • Acessibilidade e inclusão:  os recursos tecnológicos utilizados precisam ser acessíveis a todos. Isso inclui adaptar conteúdos, usar plataformas com recursos de acessibilidade e garantir uma conexão de qualidade para todos. 

Conheça a Start by Alura 

A Start by Alura é uma solução completa que envolve programação, pensamento computacional e letramento digital para desenvolver as habilidades digitais dos estudantes. Confira alguns de seus diferenciais: 

  • Todo o conteúdo é alinhado à BNCC e encadeado de forma a levar os estudantes a aprofundar gradativamente os conhecimentos de tecnologia; 
  • As trilhas de aprendizado contam com cursos online, materiais de apoio offline, listas de exercícios e sugestões de desafios e projetos, estimulando a prática; 
  • Há formação contínua de professores e professoras no uso da plataforma, na condução do conteúdo em sala de aula em práticas pedagógicas; 
  • A plataforma é intuitiva, e os cursos oferecem transcrição dos vídeos para garantir maior acessibilidade; 
  • Os professores têm acesso a dados e relatórios sobre as turmas, para acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.   

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